Acampamento Águias da Serra | Caiaques - Atividades do Acampamento Águias da Serra
4162
single,single-portfolio_page,postid-4162,single-format-standard,ajax_updown_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-Custom,vc_responsive

ATIVIDADES DO ACAMPAMENTO

 

CAIAQUES

DESCRIÇÃO

O caiaque nasceu na Groenlândia e existe desde tempos imemoriais, servindo de meio de pesca e trabalho aos esquimós. Caiaque significa na língua local “Barco de Caçador”, e seu uso era permitido exclusivamente aos homens, que empregavam ossos de baleia, peles e tripas de focas para a construção dessa curiosa embarcação.

Os ossos flexíveis de baleia formavam a estrutura do engenho e nas costuras de pele do revestimento usavam-se as tripas de foca. A impermeabilização era obtida pela imersão do caiaque nas águas do mar, ocasionando o seu encharcamento. Para mantê-lo imune à penetração da água, o recurso era muito simples: bastava imergi-lo sempre que não era usado, daí a se constatar que o fundo do mar foi a primeira “garagem” conhecida dos caiaques.

O material usado no início pelos esquimós eram as peles de animais; hoje em dia são utilizados fibra de vidro e plástico. Os caiaques de plástico são ideais para regatas ou “White water”, pois têm grande resistência a impactos em pedras. O plástico utilizado normalmente é o polietileno de média densidade e são fabricados pelo processo da rotomoldagem.

No Águias os acampantes vão poder curtir com os amigos o passeio de caiaque no lago durante um gostoso dia no acampamento. O caiaque acontece em dois lagos distintos, com diferentes graus de dificuldade. Os caiaques são uma ótima opção para clima quente ou frio. Confira as fotos e vídeos para conhecer um pouco mais sobre esta atividade.

Dados técnicos: um monitor em um dos caiaques acompanha a atividade. Todos, sem exceção, devem utilizar o colete salva vidas. Não é permitido ficar em pé sobre o caiaque ou nadar no lago. Os monitores acompanham durante todo o tempo os acampantes e auxiliam na colocação e retirada dos coletes.

Faixa etária: de 4 a 17 anos

Limitações: uso permitido para pessoas de até 100 quilos